domingo, 31 de julho de 2016

Botando moral

Muitas vezes um piloto precisa se sobrepor sobre o rival para colocar moral e partir rumo ao título. Nessa tarde, Simon Pagenaud fez isso e com mais essa vitória, desta vez em Mid-Ohio, o francês não apenas se estabeleceu como grande favorito ao título, como mostrou a Will Power que quer ser campeão esse ano.

A prova na tradicional e apertada pista de Mid-Ohio começou com o pole Simon Pagenaud mantendo a ponta e mostrando que tinha o melhor equipamento da tarde, abrindo em cima de Power, segundo colocado e numa crescente no campeonato. Largando apenas em 11º devido à confusão que foi classificação por causa da chuva, Scott Dixon era o piloto a ser observado, vide sua performance anterior em Mid-Ohio com cinco vitórias, inclusive uma em que largou em último. O neozelandês antecipou sua parada e começou uma briga com Helio Castroneves, que tinha feito o mesmo. Dixon colocou por dentro, lado a lado com a Penske, estava até mesmo em cima da zebra, mas o brasileiro não quis nem saber e bateu no meio do carro do neozelandês, tirando-o da prova. Na F1, Nico Rosberg foi punido por muito menos, mas a punição de Castroneves viria de outra forma, quando na relargada após a bandeira amarela provocada por ele, Helio saiu da pista, atrapalhado pela asa traseira quebrada, que precisou ser trocada e com tudo isso, o veterano piloto da Penske perdeu uma volta.

Helio era ele próprio um dos grandes beneficiados pela bandeira amarela, ficando atrás de um dos destaques da prova de hoje. Mikhail Aleshin não teve uma carreira lá muito brilhante na Europa e sem chances na F1, tentava a vida na América. Um terrível acidente o deixou bem machucado no final de 2014, só conseguindo voltar de verdade em 2016. O russo era o primeiro que estava numa janela diferente e liderou a maior parte da prova. Quando os líderes fizeram a segunda parada, houve uma inversão com Power saindo na frente de Pagenaud, mesmo o francês claramente mais rápido e não conseguindo a ultrapassagem. Então veio a segunda amarela do dia, provocada por Jackie Hawksworth, que saiu forte na curva um. Como o tanque de combustível estava durando em média de 26 a 28 voltas, e faltando 29 voltas para fim, era o ideal para que todos parassem pela última vez e fossem até o fim. Foi então que aconteceram os lances que definiram a corrida de Mid-Ohio.

Aleshin liderava tranquilamente e fez sua parada sem problemas, mas o mecânico da sua equipe o liberou bem no momento em que Josef Newgarden se aproximava de sua parada, causando a colisão entre eles. Aleshin teve sua vitória indo pelo ralo. Conor Daly, doidinho para aparecer e conseguir um patrocinador para a Dale Coyne, ficou na pista e liderava a corrida, mas todos sabiam que seria por pouco tempo. A corrida seria decidida entre Power e Pagenaud, ambos pilotos da Penske. Pagenaud teve um início de campeonato fulminante, com várias vitórias, mas a maré de sorte parecia ter passado de lado e mesmo Pagenaud mostrando a mesma velocidade do começo da temporada, problemas tiravam do francês a chance de um bom resultado. Quem se aproveitou disso foi Power, que foi se aproximando perigosamente de Pagenaud no campeonato. O francês sabia que uma vitória e passando por Power, seria fundamental para a sua confiança. Na relargada, Pagenaud partiu com tudo para cima de Power, em várias tentativas de ultrapassagens em que os dois nem pareciam companheiros de equipe, incluindo perigosos toques em que a corrida dos dois poderia ir para o espaço. Foi de tirar o fôlego, talvez não para o pessoal da Penske, que viam a chance de dobradinha quase indo para o vinagre a cada curva. No final da volta, Pagenaud conseguiu uma audaciosa ultrapassagem, num local surpreendente e o francês apenas esperou Daly fazer sua parada e receber a bandeirada.

Apesar da vitória de hoje contar os mesmos pontos das outras, a de hoje com certeza teve um sabor mais do que especial para Simon Pagenaud. O francês parecia acomodado com sua vantagem no campeonato, mas numa disputa sensacional, Pagenaud conseguiu superar seu maior rival pelo título, Power, na pista com muita garra e coragem, aumentando sua vantagem no campeonato com apenas quatro (ou cinco, já que a última prova tem pontuação dobrada) corridas para o fim. A garra e a coragem dos campeões!

Nenhum comentário:

Postar um comentário