sexta-feira, 15 de julho de 2016

História: 15 anos do Grande Prêmio da Inglaterra de 2001

Se David Coulthard quisesse ter alguma chance de alcançar Michael Schumacher na luta pelo título de 2001, ele sabia que teria de vencer em Silverstone. E o escocês vinha de duas vitórias consecutivas em Silverstone, sendo a grande chance dele de diminuir o já enorme prejuízo que tinha no campeonato. Nos teste em Silverstone no mês anterior a McLaren tinha sido a mais rápida, no entanto nas últimas três corridas a McLaren fora mais lenta do que Ferrari e Williams, por isso era difícil prever o quão perto a McLaren estava de Ferrari e Williams na briga pela vitória. Além do mais, a McLaren vinha de cinco problemas nas largadas, um alto índice para um time que brigava pelo título, contudo, a maioria dos problemas aconteciam no carro de Mika Hakkinen, que vinha numa terrível temporada.

Quando a classificação começou, a pista estava úmida e por isso os pilotos esperaram longos 24 minutos para irem à pista. Emocionante, não? Michael Schumacher conseguiu sua 40º pole na sua carreira e a primeira no GP da Inglaterra. Mika Hakkinen estaria ao lado do alemão com David Coulthard em 3ª. Jarno Trulli foi impressionante ao ficar com o quarto tempo mais rápido, a apenas 0,003s atrás de Coulthard, enquanto Heinz-Harald Frentzen foi quinto à frente de um decepcionante Rubens Barrichello. Juan Pablo Montoya e Jacques Villeneuve tiveram problemas com seus carros titulares e tiveram que seus carros reservas na última parte da sessão. Montoya conseguiu se classificar em 8º lugar, apesar de ter apenas três tentativas (um dos quais ele abortou), enquanto Villeneuve foi um decepcionante 12º lugar, atrás de seu companheiro de equipe, Olivier Panis. Ralf Schumacher completou apenas nove voltas e terminou atrás de seu companheiro de equipe Montoya. Era apenas a segunda vez que Montoya conseguia qualificar-se na frente de Ralf em 2001, numa sessão extremamente decepcionante para a Williams.

Grid:
1) M.Schumacher (Ferrari) - 1:20.447
2) Hakkinen (McLaren) - 1:20.529
3) Coulthard (McLaren) - 1:20.927
4) Trulli (Jordan) - 1:20.930
5) Frentzen (Jordan) - 1:21.217
6) Barrichello (Ferrari) - 1:21.715
7) Raikkonen (Sauber) - 1:22.023
8) Montoya (Williams) - 1:22.219
9) Heidfeld (Sauber) - 1:22.223
10) R.Schumacher (Williams) - 1:22.283

O dia 15 de julho de 2001 amanheceu nublado em Silverstone e havia o temor de que a chuva pudesse voltar a qualquer momento, mas a pista estava seca na hora da largada e se manteria assim por toda a corrida, com um tímido sol quando os carros estavam preparados para largar. Hakkinen tinha tido muito azar nas largadas, mas se não fez uma ótima largada, pelo menos Mika largou. Michael Schumacher manteve a liderança à frente de Mika Hakkinen, no entanto, Coulthard não largou bem e acabou tocando em Trulli. Coulthard rodou e voltou na parte de trás do pelotão, enquanto Trulli abandonou no cascalho. Atrás deles, os companheiros de equipe Panis e Villeneuve se tocaram também, com Panis rodando no cascalho e abandonando. Os beneficiários destes incidentes foram Montoya, que conseguiu subir para terceiro (largando em oitavo), Barrichello em quarto (após sair de sexto) e Ralf Schumacher em sexto (largando em décimo). Dos que ficaram na pista o grande perdedor foi Frentzen, que largou em quinto e caiu para oitavo.

Após apenas algumas voltas estava claro que Mika Hakkinen era muito mais rápido que Michael e logo ele estava atacando o alemão. Na volta cinco, Mika passou Michael e começou a construir um vantagem, abrindo 2s por volta. Era óbvio que Hakkinen estava em uma estratégia de duas paradas, enquanto Michael faria apenas uma única parada. Dez voltas mais tarde, com Hakkinen na liderança, Montoya começa ameaçar Michael pelo segundo lugar e três voltas mais tarde ele conseguiu a ultrapassagem. Atrás de Michael vinha Barrichello e Ralf Schumacher. Com pouco mais de um terço de prova, Mika Hakkinen faz sua primeira parada, dando a liderança temporariamente para Montoya. Para alegria da McLaren, Hakkinen volta à frente de Michael! Algumas voltas mais tarde e Montoya faz sua parada e volta atrás de Barrichello e Ralf Schumacher. A Williams chegou a mandar Ralf ceder passagem à Montoya, mas o alemão faz ouvidos de mercador, deixando o ambiente da Williams ainda mais tenso. Ralf Schumacher faz sua única parada logo após a metade da corrida, mas quando ele voltou à pista, o piloto da Williams abandona com um problema no câmbio. Três voltas depois Mika Hakkinen, enquanto liderava, faz sua segunda parada e Michael Schumacher, mais de 20s atrás, segue-o para os boxes para sua única parada. Barrichello permanece na pista ainda para parar.

Algumas voltas depois, Montoya faz sua segunda e última parada e Barrichello faz sua única parada na volta seguinte. Michael Schumacher ocupa o segundo lugar, enquanto Barrichello consegue ficar à frente de Montoya. O colombiano reclamaria que perdeu o pódio por causa da desobediência de Ralf. A ordem manteve-se desta maneira sem nenhuma briga até o final da corrida. Atrás dos quatro primeiros, Kimi Raikkonen estava em quinto, com Nick Heidfeld na 6ª posição depois de uma briga interessante com Frentzen, que terminou em 7º. Era a primeira vitória de Hakkinen em Silverstone e no campeonato. Após várias dúvidas da real motivação de Hakkinen, o finlandês mostrava que ainda era capaz de vencer corridas. Coulthard havia abandonado no começo da corrida e com 37 pontos de diferença em 60 possíveis, Michael Schumacher parecia intocável rumo ao tetracampeonato.

Chegada:
1) Hakkinen
2) M.Schumacher
3) Barrichello
4) Montoya
5) Raikkonen
6) Heidfeld

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