domingo, 17 de julho de 2016

Não basta ser rápido...

...basta estar no local certo quando vier a bandeira amarela. É meio repetitivo, mas o ano de 2016 vem sendo usual o piloto mais rápido da corrida ficar pelo caminho às custas de problema lotéricos, principalmente bandeiras amarelas na Indy. A vítima de hoje, em Toronto, foi Scott Dixon. O neozelandês dominou boa parte da corrida, mas uma bandeira amarela na hora errada estragou a prova do piloto da Ganassi e quem se aproveitou foi Will Power, que vem numa crescente no campeonato.

Mais de dois terços da prova foi dominada por Dixon, que largou na pole e liderou o maior número de voltas. O neozelandês chegou abrir 7s para o segundo colocado Simon Pagenaud, mas Scott já pensava na estratégia de sua corrida e tentar parar uma vez menos, deixando o francês da Penske se aproximar, trazendo consigo Power e Sebastien Bourdais. Helio Castroneves, em seu belo Penske amarelo da Pennzoil, comboiava Dixon quando teve um pneu dianteiro furado. Por incrível que pareça, esse infortúnio ajudaria Helio mais tarde.

Então, uma série de bandeiras amarelas embaralhou as coisas no final, enquanto os líderes tentavam chegar à volta 59, dando a certeza de não pararem mais. Tony Kanaan era sempre um dos primeiros que faziam suas paradas e por isso, faria uma terceira parada, enquanto os líderes fariam apenas duas. Castroneves e Power fizeram uma parada que poderia ser cedo demais, antes da volta 59, mas uma bandeira amarela bem próximo dessa marca estragou os planos de Dixon, Pagenaud e companhia bela. Tendo que fazer a última parada nessa bandeira amarela, Dixon caiu para as últimas posições, enquanto Kanaan liderava a corrida pela primeira a única vez. O baiano disparou na ponta, fez sua última parada nas voltas finais e voltou em quarto, bem melhor do que oitavo lugar onde estava antes da sequencia de bandeiras amarelas. Quem se aproveitou disso tudo? Will Power, que tendo parado na hora certa, quando veio a penúltima bandeira amarela, pôde vencer confortavelmente, mesmo uma última bandeira amarela ter aparecido nas voltas finais. Por conta do seu pneu furado, Helio adiantou suas paradas e acabou se dando muito bem no decorrer da corrida, ficando com o mesmo segundo lugar em que largou. A surpresa foi ver James Hinchicliffe dar quase 40 voltas com o seu motor Honda e terminar em terceiro, logo à frente de Kanaan. E Dixon? O pobre neozelandês relargou em 13º na penúltima bandeira amarela e teve que remar até um humilde oitavo lugar, bem aquém do potencial do seu carro.

Para o campeonato, a nona posição de Pagenaud, outro prejudicado pela bandeira amarela fora de hora, põe um sal a mais, pois o rápido francês continua a perder muitos pontos, enquanto Power se consolida na segunda posição como o mais perigoso perseguidor de Pagenaud. Porém, o bom trabalho de Pagenaud em 2016 vem sendo constantemente atrapalhado pelas condições lotéricas das corridas na Indy. Por que o lema da categoria não é ser o mais rápido, mas ter a sorte de estar na hora certa quando vier a bandeira amarela. Hoje, foi a vez de Power.

Nenhum comentário:

Postar um comentário