Alguns anos atrás, Bernie Ecclestone, meio que brincando, meio que falando sério, disse que iria propor a instalação de sprinklers ao redor das pistas, para o caso da corrida estiver muito chata, molhar o asfalto e deixar as provas indefinidas. Hoje na Áustria, a chuva proporcionou o treino mais lotérico dos últimos anos, apesar de mais uma pole de Hamilton, mas basta olhar quem estará ao redor do inglês da Mercedes nas primeiras filas amanhã para perceber que o treino de hoje foi tudo, menos normal. Na primeira fila, estará Nico Hulkenberg da Force India, que chegou a ser favorito na parte final do Q3. Em terceiro, surpresa das surpresas, Jenson Button da McLaren. Claro que isso aconteceu muito pelas punições de Vettel e Rosberg, mas ter esses dois pilotos nas primeiras posições do grid mostrou que o treino de sábado foi completamente maluco.
A classificação em Spielberg já se mostrava atípico antes mesmo de começar. Vettel teve o câmbio trocado e iria perder cinco posições. No final do terceiro treino livre Nico Rosberg, piloto mais rápido nos treinos, bateu forte após sua suspensão traseira quebrar sem aviso e teria a mesma punição de Vettel. Ainda no Q1, Pérez quebrou a suspensão traseira, mas conseguiu segurar o seu carro, o mesmo não acontecendo com Kvyat, que bateu muito forte e por incrível que pareça, o triste russo ainda deu sorte, pois seu carro levantou voo algumas vezes, mas não capotou, e quando bateu na entrada dos boxes, poderia ter sido num ângulo menos favorável. Além de reasfaltado, o circuito de Spielberg teve as zebras trocadas e essa preocupante sucessão de suspensões quebradas pode ser consequência disso. Para piorar as coisas para a Toro Rosso, na volta da bandeira vermelha, Carlos Sainz quebrou o motor e o time de Faenza terá muito o que fazer durante a noite. Situação tão ruim quanto, se não for pior, está a Sauber. Durante a semana falou-se até que Monisha Katelborn nem ia mais à fábrica para não ter que encarar os funcionários da Sauber com salários atrasados. Durante o final de semana, soube-se que um investidor desconhecido pagou as dívidas com os funcionários, mas os efeitos não tardariam a aparecer e Sauber ficou com a última fila, novamente com Felipe Nasr tomando tempo de Ericsson.
Um dos melhores trabalhos do dia ficou com Pascal Werhlein, que colocou sua Manor na décima posição no Q3, pulando para o Q2 com tranquilidade, ainda mais com a bandeira vermelha de Kvyat. Para um novato, chegar chegando na F1 é muito importante, pois chama a atenção de todos e é exatamente isso que Wehrlein está fazendo, mostrando mais do que seu carro pode mostrar. O alemão não ficou muito longe dos dez primeiros que foram ao Q3, ficando com Alonso no Q2, bem no momento em que a chuva, fina, começou a cair na Áustria. Ninguém melhorou o tempo, mas o sol já aparecia e o mormaço secaria a pista rapidamente. Primeiramente com pneus intermediários, os pilotos melhoravam os seus tempos de forma contínua e já no final do Q3, os pilotos colocaram os pneus slicks. Numa sucessão incrível, os pilotos subiam e caíam na tabela até a bandeirada, com Hamilton em primeiro, seguido por Rosberg (punido) e Hulkenberg. Jenson Button é um dos melhores pilotos que eu já vi em condições traiçoeiras de pista, sempre se dando bem em condições mistas de asfalto. O inglês conseguiu tirar um verdadeiro coelho da cartola ao ser o quinto mais rápido, mas com as punições de Rosberg e Vettel, largará amanhã em terceiro. Um ano atrás, o motor Honda tinha produzido tantas punições, que teoricamente Button teria que largar na fronteira com a Hungria. Mesmo sem ainda mostrar todo o seu potencial, a Honda evolui bastante e Button mostra muita força nessa sua briga em ficar ou não na F1.
Foi um treino maluco, que ainda terá consequências para a corrida amanhã. Ferrari e Red Bull fizeram seus melhores tempos do Q2 com os pneus supermacios, largando com esses pneus para a prova de amanhã. Quando a Mercedes iria fazer a mesma tática, a chuva atrapalhou tudo, fazendo com que Hamilton e Rosberg terem que largar com os pneus ultramacios, que se desgastou bastante durante os treinos. Além de tudo isso, Hamilton já falou que não se sente à vontade na pista de Spielberg, ao contrário de Rosberg, que largará em sétimo. Lewis também mostrou um ponto fraco em 2016, que são as largadas, porém, quem estará ao seu redor são pilotos que querem mostrar serviço. Isso, sem contar com a chuva, que pode reaparecer amanhã. Está se desenrolando uma prova bem movimentada amanhã.
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